A homeopatia é uma especialidade medica reconhecida pelo conselho Federal de medicina desde 1980 e em 2006 foi incluída nas práticas integrais e complementares no SUS. Compreende um sistema médico diferente do sistema convencional e pode ser utilizada para trata todos os tipos de doenças físicas e psicológicas. Foi criada pelo médico Samuel Hahnemann.
Ela conta com mais de 5 mil tipos de remédios, extraídos de fonte vegetal, mineral ou animal, auxiliando no tratamento de doenças como as ginecológicas, respiratórias, dermatológicas, do trato gastrointestinal, além de alergias e casos frequentes de infecções virais e bacterianas, bem como patologias psíquicas-emocionais.
Seus benefícios conversam muito com os pilares que fundamentam o tratamento homeopático, sendo eles:
- 1. Lei dos Semelhantes: base da medicina, em que a ideia é: as mesmas substâncias naturais capazes de desenvolver sintomas e doenças também podem curar. Ou seja, usando os próprios causadores das doenças para desenvolver a cura.
- 2. Experimentação: qualquer tratamento homeopático deve ser, primeiramente, experimentado em pessoas saudáveis. Só após os estudos mostrarem sua eficiência, deveriam ser utilizados pelos enfermos.
- 3. Doses mínimas: a homeopatia trabalha com a alta diluição das substâncias que causam as doenças. Quanto menos substância, mais energia e maior o poder de cura.
- 4. Remédio único: o medicamento deve ser utilizado de um em um, privilegiando aquele que engloba o tratamento para a maior quantidade de sintomas que o paciente apresente.
É bom esclarecer que na Homeopatia o foco do tratamento não é a doença e, sim, o individuo doente. Procura-se entender o que levou ao seu desequilíbrio energético e fez aparecer os sintomas, cujo conjunto chamamos de doença.
A doença é somente a expressão desse desequilibro. Por isso na homeopatia é possível tratar qualquer doença, porque a importância agora está no paciente que adoeceu e como adoeceu e não na patologia, diferente do sistema tradicional.
O conteúdo foi útil para você? Então agende sua consulta!
Artigos relacionados:
- Mindfulness: 5 exercícios simples de mindfulness para reduzir a ansiedade
- Trabalho e Equilíbrio: O que você pode fazer para se manter focado e bem mentalmente no ambiente de trabalho?
- Como é a primeira consulta comigo?
- Você sabe por que é ESSENCIAL obter AUTOCONHECIMENTO?
- O autocuidado é o caminho para você entender ainda mais sobre coisas que te fazem feliz