Diz a música: e a vida, e a vida o que é meu irmão…
A vida é uma experiência e nós escolhemos o significado dela.
Ela não acontece lá fora como imaginamos, mas dentro de nós.
Vejamos o seguinte: quando sabemos que nossa banda preferida vai se apresentar em nossa cidade, já começamos a viver esse momento. Passamos a imaginar estarmos ali na frente dos nossos ídolos, ouvir aquela música que nos marcou.
Muito antes do show acontecer, já começamos a viver isto dentro de nós (isto é expectativa)porque criamos imagens em nossa mente. Então vamos ao show para passar pela experiência concreta, sentir e isso fica registrado em nosso corpo, nossa mente e nossa consciência.
Mas nem sempre a experiência que começa dentro acaba sendo a mesma lá fora. Quando isso acontece chamamos de frustração e invocamos muitas emoções como raiva, desgosto , irritabilidade, desapontamento, tristeza porque o que imaginávamos em nossa mente não aconteceu. Assim a experiência da vida acontece para todos nós.
O que nos diferencia é como lidamos com a experiência. Podemos diante da frustração não aceitar a realidade diferente da minha fantasia e reagir impulsivamente (perdendo o controle) ou então mesmo na frustração aceitar que nem sempre as situações serão do jeito que imaginamos e decidirmos tomar o controle emocional (uma emoção mais adequada) e agir com equilíbrio.
Nossa experiência está vinculada à nossa emoção e é ela que nos dá o significado. Sabermos lidar com nossas emoções é o que nos torna emocionalmente inteligentes.
Gostou do post? Entre em contato comigo aqui pelo site!
Artigos relacionados:
- Mindfulness: 5 exercícios simples de mindfulness para reduzir a ansiedade
- Trabalho e Equilíbrio: O que você pode fazer para se manter focado e bem mentalmente no ambiente de trabalho?
- Como é a primeira consulta comigo?
- Você sabe por que é ESSENCIAL obter AUTOCONHECIMENTO?
- O autocuidado é o caminho para você entender ainda mais sobre coisas que te fazem feliz