Autoestima é aquela substância intangível que cada ser humano nutre por si mesmo. É a forma como nos enxergamos, nos baseando em nossas vivências, experiências e ambientes que estamos inseridos.
Quando está em alta, nos sentimos no topo do mundo. Mas quando ela abaixa, ficamos mal, com pensamentos negativos frequentes e tudo fica sem cor e esperança.
Por sorte, existem maneiras de treinarmos nossa autoestima, ou melhor, evitar que elementos negativos tirem algo vital para a nossa vida: o amor-próprio. Confira essas 5 dicas para exercitar a sua autoestima:
- 1. Foque no seu autoconhecimento: compreender quais são seus pontos fortes e fracos, suas limitações e como elas surgem é parte do processo regenerativo do amor-próprio. É preciso entender todos os aspectos que o fizeram ser quem é e procurar ser mais gentil consigo mesmo.
- 2. Seja mais realista com suas expectativas: reflita se o que você espera que aconteça corresponde com as suas possibilidades. O desapontamento constantemente gera uma autoestima negativa. Ao possuirmos expectativas realistas, paramos de nos repreender e obtemos mais prazer nas pequenas vitórias.
- 3. Não busque a perfeição o tempo todo: o perfeccionismo é um dos hábitos mais destrutivos que podemos cultivar. O receio de cometer erros nos transforma em pessoas mais infelizes e procrastinadoras e, assim, a autoestima diminui.
- 4. Evite se comparar com os outros: redes sociais tornaram o ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde” ainda mais palpável. Porém, essas comparações são injustas porque não é possível saber o que realmente acontece na vida de ninguém. Por isso, busque apreciar as suas próprias conquistas.
- 5. Se exercite pelo menos uma vez na semana: exercícios físicos, como correr, melhoram não apenas o corpo, mas também a mente. Estimulando a produção da serotonina e liberando o organismo de toxinas. Além disso, se exercitar tem relação direta com o autocuidado.
Precisa de ajuda para fazer as pazes consigo mesmo? Agende uma consulta comigo pelo site!
Artigos relacionados:
- Mindfulness: 5 exercícios simples de mindfulness para reduzir a ansiedade
- Trabalho e Equilíbrio: O que você pode fazer para se manter focado e bem mentalmente no ambiente de trabalho?
- Como é a primeira consulta comigo?
- Você sabe por que é ESSENCIAL obter AUTOCONHECIMENTO?
- O autocuidado é o caminho para você entender ainda mais sobre coisas que te fazem feliz