As emoções são como marcadores, nossos sinalizadores biológicos. Através delas damos significados para nossos pensamentos. Elas nos ajudam em nossa comunicação.
Veja por exemplo a TRISTEZA, ela nos comunica sobre algo que era importante e perdemos. Já a RAIVA comunica uma invasão de nosso território e o MEDO um perigo iminente.
Assim, as emoções garantem que a vida seja uma surpresa ao invés de tédio. Nossas emoções são como ondas, elas tem um início, um ápice, um declínio e um fim. Elas não foram feitas para durar para sempre. Só duram pra sempre quando não as deixamos ir embora. E isso ocorre quando não aceitamos o que aconteceu.
Enquanto não liberamos a emoção retida, parece que estamos vivendo o que aconteceu, parece real, a “ferida está aberta” e vamos ligando outras situações semelhantes para perpetuação da emoção.
Aceitar é observar, ver sem julgar tanto a nós quanto a situação. Quando nos dispomos a “soltar” a emoção, liberamos e passamos a um novo estado emocional onde entendemos o que realmente aconteceu e damos um novo significado à experiência. O evento fica no passado e agora se torna uma cicatriz, não dói mais e passa a ser um aprendizado para nossa caminhada.
Nossa Saúde Mental está diretamente ligada às nossas emoções, em aceitá-las e deixá-las ir. Faça as pazes com suas emoções e seja feliz!
Agende sua consulta aqui pelo site!
Artigos relacionados:
- Mindfulness: 5 exercícios simples de mindfulness para reduzir a ansiedade
- Trabalho e Equilíbrio: O que você pode fazer para se manter focado e bem mentalmente no ambiente de trabalho?
- Como é a primeira consulta comigo?
- Você sabe por que é ESSENCIAL obter AUTOCONHECIMENTO?
- O autocuidado é o caminho para você entender ainda mais sobre coisas que te fazem feliz