Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a autocura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água, diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.
A implementação da homeopatia no tratamento de transtornos emocionais representa uma importante evolução para a construção de um modelo de atenção centrado na saúde, uma vez que:
- Recoloca o sujeito no foco da atenção, compreendendo-o nas dimensões física, psicológica, social e cultural. Na homeopatia o adoecimento é a expressão da ruptura da harmonia dessas diferentes dimensões. Desta forma, essa concepção contribui para o fortalecimento da integralidade da atenção à saúde.
- Fortalece a relação médico-paciente como um dos elementos fundamentais da terapêutica, promovendo a humanização na atenção, estimulando o autocuidado e a autonomia do indivíduo.
- Atua em diversas situações clínicas do adoecimento como, por exemplo, nas doenças crônicas não-transmissíveis, nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psicossomáticos, reduz a demanda por intervenções hospitalares e emergenciais, contribui para a melhora da qualidade de vida dos usuários.
- Contribui para o uso racional de medicamentos, podendo reduzir a fármaco-dependência.
Tem dúvidas sobre o assunto? Agende sua consulta!
Artigos relacionados:
- Mindfulness: 5 exercícios simples de mindfulness para reduzir a ansiedade
- Trabalho e Equilíbrio: O que você pode fazer para se manter focado e bem mentalmente no ambiente de trabalho?
- Como é a primeira consulta comigo?
- Você sabe por que é ESSENCIAL obter AUTOCONHECIMENTO?
- O autocuidado é o caminho para você entender ainda mais sobre coisas que te fazem feliz